sexta-feira, 3 de junho de 2011

Guarda Municipal de Socorro e PM trabalham para garantir segurança no Forró Siri .

A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro vem trabalhando para que o público possa participar da abertura da 19ª edição do Forró Siri com muita segurança e alegria. Para isso, a Guarda Municipal tem trabalhado desde os dias que antecedem a festa, realizando o planejamento para esta sexta-feira, 03, quando contará com o apoio da Polícia Militar do Estado, que vai disponibilizar 110 homens para o policiamento do evento.

O comandante da Guarda Municipal de Socorro, major Carlos Rolemberg, explica que a operação é realizada em dois momentos. “O primeiro é o que antecede o evento, quando auxiliamos o município na organização da dinâmica da festa, por exemplo, na arrumação dos ambulantes, evitando problemas”, destaca.

A segunda etapa acontece no dia da festa, quando são disponibilizados seis guardas municipais para ajudar na organização pelo período do dia e outros 14 à noite. “Estes estarão em pontos estratégicos, como posto de saúde, palco e saídas de emergência, além de auxiliarem a Polícia Militar no patrulhamento da área”, diz o major, enfatizando que a Guarda tem se utilizado da experiência dos anos anteriores do evento para acompanhar as necessidades e garantir o êxito da festa.

Polícia Militar
O tenente José Toledo, um dos organizadores do evento, participou na noite de quinta-feira, 2, de uma reunião com o comandante do Policiamento Militar da Capital, o tenente-coronel Enílson Aragão. Nesta reunião, o coronel Enílson garantiu que os 110 homens da PM convocados para o policiamento do Forró Siri estarão presentes na festa. O tenente-coronel Lúcio Monteiro Vasconcelos, comandante do 5º Batalhão de Polícia Comunitária - 5º BPCom -, conta que a Polícia Militar estará presente no evento para garantir a segurança da população que for prestigiar a abertura do Forró Siri.

“Além dos militares do 5º Batalhão, estaremos levando um efetivo da Companhia de Polícia de Radiopatrulha, Getam - Grupamento Tático de Motocicletas -, CPRv - Companhia de Polícia Rodoviária - e CPTran - Companhia de Polícia de Trânsito -, que atuarão em bloqueios e no policiamento ostensivo, dentro e nas áreas externas ao evento”, indica o comandante Lúcio Monteiro.

Ele lembra que haverá um posto de comando no Posto de Atendimento ao Cidadão – PAC - existente na praça principal, para onde deverão ser levadas as pessoas que cometerem algum tipo de delito durante a festa. “Se for flagrado alguém com arma, drogas ou praticando algum ilícito, a pessoa será detida, encaminhada ao posto de comando e, posteriormente, a uma delegacia”, explica.

Os 110 homens da PMSE atuarão em quatro elevados e cinco patrulhas na área interna da festa, além de realizar um policiamento periférico. “Percebemos nos anos anteriores que a abertura do Forró Siri é muito tranquila, mas apresenta alguns problemas no momento da dispersão. Por isso, estamos colocando um policiamento mais ativo no final do evento”, diz coronel Lúcio. O comando do policiamento da noite será conduzido pelo capitão Silvano Alves da Anunciação, sob a coordenação do tenente-coronel Lúcio e do major Rolemberg, subcomandante do 5º BPCom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário